Menu

AGB Peixe Vivo

Parque das Andorinhas

Descubra como

Imagem representando o caso de sucesso de AGB Peixe Vivo

O Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) está localizado no município de Ouro Preto – MG, distante 98km de Belo Horizonte e criado por meio de lei municipal em 1968. A região onde se insere o parque é de grande importância na história de Ouro Preto, antiga Vila Rica, no contexto do Ciclo do Ouro das Minas Gerais e das expedições que percorreram a região do rio das Velhas. A região de estudo desse plano de manejo se configurou como a área de drenagem definida pela Serra do Ouro Preto, do Batatal e do Veloso, parte do Complexo do Espinhaço. Os contrafortes dessas serras formam maciços vegetacionais contínuos de Mata Atlântica e campos rupestres, relevantes pela sua uniformidade e significância em todo o conjunto remanescente dessas tipologias no Estado de Minas Gerais. Além da importância histórica citada, o Parque Natural Municipal das Andorinhas está situado em um mosaico de unidades de conservação (UC), o que ressalta sua importância ecológica / biológica na escala da paisagem e em um contexto de Governança Ambiental condizente para uma região de tamanha importância estratégica para a conservação da biodiversidade.

Desafio

Uma das principais formas para se alavancar a sustentabilidade de um projeto como esse é fazer com que as ações propostas absorvam ao máximo a aceitação e a credibilidade da sociedade e agentes envolvidos. Para se alcançar esse objetivo foi preciso ouvir todas as vozes de interesse, fazendo com que a população se sentisse parte integrante da unidade de conservação e levando à otimização de sua preservação. Durante todo o processo de construção desse plano de manejo foram realizados eventos com a comunidade e atores de interesse, com o objetivo de apresentar o material produzido e extrair de quem mais conhece a região informações estratégicas para serem utilizadas no trabalho. Nesses eventos estiveram presentes representantes do setor público, setor privado, comunidade, comunidade acadêmica, ONGs e equipe de gestão do parque.

O que alcançamos

A MYR inovou mais uma vez ao apresentar um "Portal do Parque Municipal das Andorinhas". Uma oportunidade para você conhecer um pouco mais da história do parque, dos seus ativos ambientais e culturais, dos detalhes técnicos e do Plano de Manejo. E ainda conta com uma ferramenta de geoprocessamento on-line e gratuita para atender à comunidade técnica e científica.

Portal das Andorinhas Você também pode acessar em https://parquedasandorinhas.ouropreto.mg.gov.br/

Vídeo com imagens do Parque das Andorinhas

Filme sobre o Plano de Manejo


Conheça melhor o tipo de serviço prestado

Este projeto seguiu o nosso processo PLANOS, clique aqui para conhecer este tipo de serviço!

Entre em contato e descubra como podemos te ajudar a transformar as restrições e desafios do seu projeto em vantagens competitivas que melhoram a qualidade de vida das comunidades envolvidas!

Contato